
Descrição do curso
Legislação, procedimentos e gerenciamento para a excelência do setor
"Gostei bastante do curso, assim como os cursos presenciais, esse em EAD foi esclarecedor e tive bom aproveitamento sobre o conteúdo ministrado."
Fernanda de Cássia Mendes Malheiros (Faculdade de Medicina de Petrópolis / Faculdade Arthur Sá Earp Neto - RJ)
"Foi um ótimo curso, bastante esclarecedor e apresentado de forma didática e o material de apoio é excelente."
Elizete Maria de Oliveira Moacir (Faculdade Cenecista de Osório - RS)
"Achei de bom proveito e satisfatório. A busca pelo aprendizado e pelo conhecimento é como o infinito para aquele que tem o objetivo de lutar pelo crescimento profissional e a realização de seus sonhos. Vale a pena investir."
Mirian Amorim (Faculdade La Salle - MT)
"O material didático é objetivo e esclarecedor."
Juliano Pedrosa Chrisostomo (Instituto Sedes Sapientiae - SP)
"Ao finalizar o curso tenho a dizer que gostei da metodologia utilizada, e contribuirá muito para meu exercício de trabalho no cotidiano."
Carina Tatiane de Oliveira (Facibra - PR)
"Gostei bastante do curso. Tive a oportunidade de reforçar meu conhecimento prático e de me aprofundar um pouco em alguns assuntos. Quero poder usar a apostila como ponto de referência e de partida para buscar soluções em minhas demandas. Obrigada."
Karla Costa Martins Ximenes (Instituto Singularidades - SP)
"Contribuiu muito para ampliar meus conhecimentos, principalmente sobre a questão do acervo acadêmico. Parabéns para a Profa. Simone."
Claudio da Silva Nicoliche (Universidade de Mogi das Cruzes - SP)
"O Curso é muito bem apresentado, de fácil entendimento e com um material didático focado e de qualidade!"
Henrique Aguilar Abrantes (Impacta - SP)
"Adorei o curso. Farei outros com certeza."
Lilia Carla Ferreira (FIPECAFI - SP)
"Um curso ótimo e esclarecedor."
Alcione de Oliveira Nascimento Silva (Centro Educacional Recanto Betânia - SP)
"Gostei muito do curso. Bem didático e de fácil entendimento"Tatiane Cristina de Souza Lopes (FAOA - Faculdade de Odontologia da APCD - SP)
"O curso é muito esclarecedor, com certeza ajuda na resoluções de duvidas. Parabéns!"
Paula Elizabeth Morais Mangueira (PB)
"Ótimo curso. informações claras,material de apoio muito bom."
Camila Cacilda da Paixão Silva (Faculdade Unimed - MG)
"Prático, simples e de fácil absorção!"
Darla Roberta Marcolino Albuquerque (Faculdade de Saúde de Paulista - PE)
"Curso de muito aproveitamento, simples, porém específico e objetivo."
Eliane Soares Novais (FAIND - Faculdade de Indiara - GO)
"Foi muito gratificante para o meu conhecimento"
Valquíria Maria Guerra Silva (Instituto Superior de Educação de São Paulo - Singularidades - SP)
"Muito bom! Recomendo."
Izabel Cristina Silva Souza (Faculdade de Tecnologia e Ciências - SP)
Categoria: Gestão de Secretaria Acadêmica
Informações gerais
Conteúdo
- O Processo Seletivo: Abrindo as portas da instituição
- Registros Acadêmicos (parte I): Acompanhando a trajetória do aluno
- Registros Acadêmicos (parte II): Vínculo Acadêmico, Registro de Frequência e Rendimento Escolar
- Registros Acadêmicos (parte III): Esclarecendo outras dúvidas
- Manutenção e Guarda do Acervo Acadêmico – essencial para o sucesso de seu departamento!
- Estágio: um importante aliado na formação dos alunos
- Oferecer conhecimentos sobre a gestão, legislação e procedimentos de uma Secretaria Acadêmica
- Fornecer informações quanto à manutenção e guarda do Acervo Acadêmico
- Fortalecer os processos da Secretaria Acadêmica desde a matrícula até a colação de grau dos alunos
Secretários Acadêmicos, Assistentes, Auxiliares e demais profissionais atuantes ou que pretendem atuar neste setor das IES. Indicado para profissionais com conhecimentos básicos a intermediários na área.
MetodologiaCurso 100% online, dinâmico e prático, com conteúdo relevante para profissionais da área educacional.
As aulas e os exercícios poderão ser realizados pelo aluno de acordo com sua disponibilidade de tempo, nos dias e horários que lhe forem mais convenientes, bem como utilizando o equipamento (com conexão à internet) que lhe for mais adequado: computador, notebook, tablet ou celular (disponível para Android, iOS e Windows Phone).
Para a aprovação no curso, o aluno deverá obter
conceito mínimo suficiente em todas as avaliações virtuais das web aulas (70%).
PERÍODO PARA ACESSO AO CURSO: 30 dias, a partir da data da matrícula.
Certificado de curso livre, disponível em formato digital no próprio site, mediante a aprovação do aluno no curso.
O que você vai aprender
-
Realize seus cursos com facilidade
-
Introdução à plataforma
Documento
-
-
Introdução
-
Aula 1: O Processo Seletivo: Abrindo as portas da instituição
-
Aula 2: Registros Acadêmicos (parte I) - Acompanhando a trajetória do aluno
-
Exercício: Calendário Acadêmico
-
Aula 3: Registros Acadêmicos (parte II) - Vínculo Acadêmico, Registro de Frequência e Rendimento Escolar
-
Aula 4: Registros Acadêmicos (parte III) - Esclarecendo outras dúvidas
-
Aula 5: Manutenção e Guarda do Acervo Acadêmico – essencial para o sucesso de seu departamento!
-
Arquivo modelo: Tabela de Temporalidade Documental Este arquivo poderá ser utilizado como exemplo ou até mesmo complementado com documentos e informações específicas da sua instituição. Conheça mais no link: http://www.siga.arquivonacional.gov.br/index.php/legislacao-e-normas/legislacao-portarias/341-portaria-mec-n-1-224-de-18-de-dezembro-de-2013
-
Exercício: Tabela de Temporalidade Documental
-
Aula 6: Estágio - um importante aliado na formação dos alunos
-
E-book Faça o download da apostila e continue seus estudos. O material de apoio resume os principais conceitos abordados nas aulas do módulo e inclui, também, algumas explicações mais aprofundadas de temas importantes. Você pode imprimir a apostila e utilizá-la para consulta. Para salvar o arquivo em seu computador: 1. Clique no título do material 2. Clique em “Baixar arquivo” abaixo da tela do material 3. Clique no disquete localizado na direita superior 4. Selecione o local ideal no seu computador 5. Clique em "Salvar" Pronto! Agora você já pode continuar os seus estudos :)
-
Avaliação
-
Pesquisa de Satisfação Em menos de 5 minutos, nos ajude a aprimorar o nosso trabalho para melhor te atender!
-
Pesquisa de Satisfação - HUMUS-EAD
Pesquisa
-
Professores
![]() |
Profa. Simone Uzuelli Legutcke
|
Depoimentos

CLAUDIA MADSEN BARBOSA BADUI
Bem estruturado
Curso bem explicativo, de fácil entendimento e completo.
Maria Aparecida Almeida da Cruz Rocha
GESTÃO EFICAZ DA SECRETARIA ACADÊMICA
EXCELENTE. SUPEROU MINHAS EXPECTATIVAS.